terça-feira, 5 de maio de 2009

2º Conferência de Promoção da Igualdade Racial


Promovida pela Secretaria Municipal de Participação e Parceria, a II Conferência da Igualdade Racial tem início na sexta-feira (8/05) e seu principal objetivo é a construção de um plano de igualdade para a Cidade.

O evento tem como objetivo a formatação de um plano de políticas públicas de igualdade para ser adotado na cidade de São Paulo.

De acordo com a coordenadora da Cone, Maria Aparecida de Laia, a Conferência possibilita uma abertura de diálogo com a sociedade civil, cumprindo o papel da gestão municipal de dar uma resposta às desigualdades, discriminações e intolerâncias, criando o espaço e as condições para que haja debate público e diálogo entre todos os segmentos que lutam contra o racismo e as diversas formas de discriminação.

A II Conferência Municipal é um encontro preparatório para a II Conferência Estadual, que por sua vez antecede a II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir). As reuniões municipais são uma forma de a sociedade civil, as ONGs e os segmentos mais vulneráveis de cada região definirem propostas e idéias que se adaptem melhor à cidade de origem, para serem debatidas nacionalmente.

A comissão organizadora das atividades é formada pelo Conselho de Gestão da Cone e membros de etnias de várias comunidades, como cigana, judaica, árabe, latina e indígena. Para Márcia Yaskara Guelpa, do Centro de Estudos em Resgate da Cultura Cigana (Cersi), a conferência ajudará na luta pela conquista da cidadania e inclusão social da comunidade.

Independentemente da aceitação das propostas apresentadas em outras esferas administrativas, o que for discutido em São Paulo servirá de subsídio para a construção de um plano de igualdade para a Cidade. “Acho que este será o grande diferencial da conferência paulistana”, diz o secretário municipal de Participação e Parceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário