quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link



Boletim Eletrônico Nº 02/2009

Brasília-DF, 10 de novembro de 2009

Ações e atitudes que podem fazer a diferença para o fim da violência contra as mulheres.

Acabar com a violência contra as mulheres é um dever de todas/os, não basta apenas esperar que algo seja feito, é necessário agir. Organize um evento de sensibilização e mobilização em seu estado ou município no período da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres que, no Brasil, acontece entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro.

O Slogan da Campanha 2009 - “Uma vida sem violência é um direito das mulheres. Comprometa-se. Tome uma atitude. Exija seus direitos” convoca a sociedade a repensar suas ações e assumir uma postura radical de enfrentamento à problemática.


COMPROMETA-SE: todas e todos somos responsáveis
Toda as pessoas e Instituições têm responsabilidade para eliminar a violência contra as mulheres. Trabalhando juntos – mulheres, meninas, homens, meninos, e pessoas de todas as gerações, ofícios, orientações sexuais, posições políticas e estratos socioeconômicos – podemos acabar com a violência contra as mulheres. Existem diversas maneiras de se comprometer com essa causa, seja de forma coletiva ou individual. Apóie a Campanha 16 Dias de Ativismo e estimule a participação de outras pessoas. EU APOIO


TOME UMA ATITUDE: podemos fazer a diferença
Há diversas datas e documentos importantes que refletem o resultado de ações e atitudes de milhares de ativistas e defensoras dos direitos das mulheres no Brasil e no mundo afora. A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres convoca as pessoas, organizações e governos a se comprometer e tomar uma atitude para acabar com a violência contra as mulheres. Cada compromisso assumido – uma promessa pessoal, uma lei local ou nacional, uma convenção ou resolução internacional, como a Plataforma de Ação de Beijing – deve ser considerado como uma promessa às mulheres. JÁ É O MOMENTO de tornar realidade essas promessas.


EXIJA SEUS DIREITOS: violência não
Uma vida sem violência é um direito das mulheres assegurado na Constituição Federal (artigo 226, § 8º) e em outros tratados internacionais ratificados pelo Brasil. A Lei Maria da Penha, Lei 11.340/2006, é o principal instrumento para o enfrentamento da violência contra as mulheres no âmbito doméstico e familiar. Também na esfera nacional, o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (2008) e o Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres (2007) reforçam a prioridade de ações articuladas de enfrentamento à violência contra as mulheres. Exija seus direitos, não se cale perante a violência, cobre do poder público e faça valer esses compromissos.


Faça sua parte
No Blog www.agende.org.br/16dias da Campanha 16 Dias de Ativismo são disponibilizadas informações e sugestões de ações de mobilização para o fim da violência contra as mulheres, bem como os materiais da Campanha deste ano e dos anos anteriores.

Não deixe de encaminhar para nós (campanha16dias@agende.org.br ) os eventos que serão realizados em seu estado ou município. Todos os eventos e ações serão visualizados no Calendário de Eventos do Blog. Para o envio da mensagem é necessário informar:


Nome do evento/ Data / Horário e Local/ Cidade e Estado/ Promoção e Organização






www.agende.org.br/16dias - 16diascomunica@agende.org.br


Parcerias
Expediente



Agende Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento - AGENDE
Telefone: (0xx61) - 3273 - 3551 / Fax: (0xx61) - 3273 - 5801
E-mail: agende@agende.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário