Plantão | Publicada em 28/09/2009 às 12h42mO Globo
RIO - A excomunhão de mulheres que recorrem ao aborto não contribui para diminuir a prática para 78% dos católicos, revelou pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da organização Católicas pelo Direito de Decidir (CDD). O estudo mostra ainda que 86% dos católicos discordaram da excomunhão, pelo arcebispo de Recife, da mãe e da equipe médica que realizou o aborto de uma menina de nove anos que, depois de estuprada pelo padrasto, ficou grávida de gêmeos. O levantamento, realizado em julho deste ano, ouviu mais de 2 mil brasileiros em 142 municípios.
Ainda de acordo com a pesquisa, 86% dos católicos concordaram com a declaração do ministro da Saúde, José Temporão, sobre o caso. Temporão defendeu na época a opção pelo aborto, justificando que em casos de estupro a lei garante o direito de interrupção da gravidez. Já a atitude do arcebispo foi considerada uma violência por 71% ao colocar em risco a vida da menina. No mesmo grupo, 84% concordaram com o posicionamento do Vaticano, que condenou as declarações do arcebispo.
Em relação ao acordo entre o governo e a Santa Sé, aprovado agosto pela Câmara, 78% dos entrevistados foram contrários. Desses, 46% acreditam que o governo não deve fazer acordo com nenhuma religião e 32% defendem que o tratado desrespeita brasileiros de outras crenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário